Tudo que você precisa saber sobre ar-condicionado industrial

  • Categorias:
  • data: 14 de novembro de 2022
  • comentários:

    0

Seja qual for o seguimento do seu negócio ou empresa, a climatização é necessária para a saúde e o bem-estar de seus colaboradores.

E dependendo do tamanho do local a ser climatizado, alguns tipos de equipamentos são mais recomendados. Se você está procurando por ar-condicionado industrial, aqui vão algumas informações!

Bem, mas antes de partir para a escolha, você provavelmente deve estar se perguntando: mas o que é um ar-condicionado industrial e quais as diferenças para o comum? Continue a leitura que nós vamos explicar o que você precisa saber sobre o assunto.

Esse termo mais genérico, não muito utilizado por especialistas do setor, refere-se principalmente a equipamentos de grande porte, utilizados para climatizar grandes áreas ou para atender a processos específicos, como por exemplo, o controle de temperatura e umidade, filtragem de impurezas ou fornecimento de uma grande vazão e consequente troca de ar no local.

Alguns tipos de ar-condicionado industrial

Há diferentes tipos de equipamentos de ar-condicionado disponíveis e a escolha precisa ser minuciosa e contar com o auxílio de profissionais especializados em climatização. Dito isso, vamos falar sobre os tipos principais de máquinas.

  • Ar-condicionado Piso Teto

Seu nome é muito sugestivo: esse modelo normalmente permite a instalação em parede próxima ao teto, ou no piso. Possui uma ampla variedade de potências disponíveis, dentro do sistema VRF pode ir de 12.000 a 60.000 BTU/h, ou no sistema split de 18.000 a 60.000 BTU/h, tanto na tecnologia convencional (on/off) como na inverter. Também conta com uma vazão de ar relativamente alta. É normalmente usado em centros comerciais, restaurantes e auditórios.

  • Ar-condicionado Cassete

Esse aparelho normalmente é instalado no forro, podendo também ser encontrado em instalações com estilo mais rústico onde fica suspenso em ambientes sem forro, com as tubulações aparentes ou disfarçadas.

Sua vantagem é o direcionamento do ar em um fluxo mais horizontal, além de ser mais silencioso que o modelo Piso Teto visto anteriormente. Também é muito recomendado por arquitetos, uma vez que livra as paredes de máquinas.

Pode ser encontrado em 3 modelos diferentes, conforme o número de vias por onde o ar é insuflado, podendo ser de 4 vias, 2 vias ou 1 via.

Também possui uma ampla variedade de potências disponíveis, variando de 7.500 a 60.000 BTU/h no sistema VRF, ou de 18.000 a 60.000 BTU/h nos sistemas tipo split, tanto convencionais (on/off) como inverter.

  • Ar-condicionado central ou centrais de ar condicionado

Normalmente esse nome é dado à climatização que possui uma única unidade externa (ou um sistema) para climatizar diversos ambientes internos, ou que distribui o ar climatizado através de dutos.

É encontrado em alguns tipos de sistemas: à água gelada (com chiller, fancoils e fancoletes), splitão com dutos, ou sistema VRV ou VRF.

Com água gelada e VRF é possível contar com diversos tipos diferentes de unidades internas, como por exemplo: hi wall, piso teto, dutado e cassete.

Suas vantagens são a possibilidade de climatização de grandes ambientes, múltiplos ambientes, longas distâncias e estabilidade térmica. As desvantagens referem-se principalmente à dificuldade de trabalhar com pequenas demandas.

  • Ar-condicionado Splitão

Como o nome sugere, é um split de grandes capacidades. E o termo split quer dizer que a unidade condensadora é separada da unidade evaporadora. Normalmente fornece grandes vazões de ar, que são insuflados diretamente no ambiente ou através de dutos. É muito encontrado em ambientes industriais, mercados e grandes salões.

  • Ar-condicionado Roof Top

Sua tradução literal refere-se ao local onde é instalada a unidade evaporadora: no telhado ou sobre o teto. Pode ter as unidades condensadora e evaporadora no mesmo gabinete, ou serem separadas, tipo split.

Possui grandes vazões e capacidades, e tem como outra vantagem o menor ruído nos ambientes devido às máquinas (condensadora e evaporadora) estarem posicionadas para o lado de fora.

A importância da manutenção do ar-condicionado industrial

Além da temperatura, em muitos ambientes é desejável o controle de umidade e de partículas para que a qualidade do ar seja a melhor possível. Por isso, o ar-condicionado deve ser inspecionado com certa frequência, que deve ser definida por um profissional qualificado capaz de produzir o PMOC, Plano de Manutenção, Operação e Controle.

Nele serão respeitadas as normas conforme os tipos de processos e uso, para que o desempenho do equipamento não seja comprometido e a qualidade do ar seja respeitada, evitando que sujeiras e organismos como vírus, fungos e bactérias se proliferem e causem doenças respiratórias.

Alguns benefícios da manutenção preventiva do ar-condicionado industrial são:

  • Maior vida útil dos equipamentos;
  • Economia de energia;
  • Maior conservação de produtos;
  • Menor custo com manutenções corretivas;
  • Maior disponibilidade dos equipamentos em funcionamento;
  • Maior qualidade do ar e saúde ocupacional.

E a Ambiente Ar Condicionado é expert no assunto! Possui equipes qualificadas para qualquer tipo de manutenção em climatização, da pequena à grande obra. São mais de 20 anos de tradição e ampla experiência. Por isso, seja qual for a sua necessidade, conte com nosso time de profissionais. Quer saber mais? Entre em contato conosco e faça um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *